domingo, 3 de novembro de 2002

O plantão acabou!

Só porque eu falei que o plantão estava tranqüilo, a casa caiu... 2 fraturas expostas no Instituto Central, e um.. ãh... "quase" reimplante de mão no IOT... Digo "quase" porque na verdade a mão não havia sido amputada... Tinha sido "quase" amputada... A cirurgia de re-ligação dos nervos, tendões e de uma artéria não era para ser feita na urgência, já que a outra artéria estava pérvia e funcionando muito bem, nutrindo toda a mão. Mas o R4 que foi chamado lá para avaliação SEMPRE indica fazer TUDO no primeiro momento...

Aí a cirurgia durou horas... Se fosse fazer só o que era REALMENTE necessário no primeiro momento, uns 30 minutos bastavam... O resto das cirurgias necessárias poderiam ser feitas durante a semana.

Não é que eu não ache melhor fazer tudo no primeiro momento. É melhor, sem dúvida... Mas e se chegasse outra urgência naquela hora? Como eu disse, já haviam outras cirurgias (urgentes de verdade, fraturas expostas) rolando naquela hora no Instituto central. Se chagasse mais uma? Não haveria médico disponível para ir tratá-lo.

Por sorte, nada mais chegou.

Fui embora mais ou menos às 8:00, porque o outro residente chegou meio atrasado para me substituir. Tinha saído de balada na noite anterior, ha ha ha, e tava com uma puta cara de sono... Nem fiquei bravo, achei engraçado. Nota: nenhuma das cirurgias havia acabado.

Cheguei em casa e dormi o dia todo.

Nenhum comentário: