terça-feira, 22 de abril de 2003

Esportes

Minha vida entre os esportes não é muito bem sucedida. Quando era criança e até fazer uns 15 anos eu sempre fiz natação. Competições de natação eram rotina para mim, mas na verdade eu nunca tive muito êxito... O máximo que eu consegui foi trazer uma medalha de 3° colocado numa copa hispano-brasileira de natação. Não competi muito mais depois dos quinze anos, pois aí tinha que competir inclusive com outros caras de até 17 anos, que SEMPRE eram muito maiores que eu, mais fortes, e, consequentemente, mais rápidos.

Quando tinha dezoito anos, já na faculdade, até me animei a voltar a treinar natação novamente, mas (infelizmente) parei depois da primeira competição de calouros. Não cheguei a competir, não tinha bons tempos, mas pelo menos sabia nadar bem (era um dos poucos que conseguia nadar estilo borboleta por mais de 50 metros). Parei mais por preguiça que por outra coisa... Me arrependo...

Futebol, então, um fiasco. Não sei como alguém pode controlar uma bola com os pés... Na escola, na praia, etc eu na maioria das vezes era o goleiro. Era até um bom goleiro, pois "me jogava" bem para fazer as defesas, não tinha medo de me machucar. Nas poucas vezes que eu joguei "na linha" eu me resumia a controlar a bola por pouco tempo e dar um chutão pra frente. Como zagueiro era mais fácil, é só dar chutão mesmo (na bola e/ou no adversário, he he he).

Aos quatorze ou quinze anos costumava jogar futebol de salão com meu pai e os amigos dele. Na verdade era meu pai que me levava, pois era no domingo de manhã, e eu preferia dormir... Enfim, jogava mal pra caramba, mas lembro de ter feito um gol perfeito... Foi apenas um, mas foi perfeito!!! Por cobertura, com paradinha e tudo...

Basquete. Era um pouco mais fácil. Conseguia andar e até correr batendo a bola e fazer passes... Mas a mira era péssima...

Handbol. Também aqui costumava ser goleiro. Foi uma das mais sensacionais defesas que eu lembro de ter feito no colégio. Defendi uma bola do cara mais "atleta" da turma com o rosto... Bixo, aquilo doeu... Mas pelo menos não foi gol... Foi aí que me explicaram o que poderi ter sido um descolamento de retina.

Vôlei. Era o mais fácil dos esportes. Isso quando eu estava inspirado. Como eu quase nunca era escolhido para os times dos melhores, acabava sendo sempre o melhor jogador do time dos piores... ha ha ha.

Ia melhor em corridas, testes de resistência, saltos... Coisas que dependessem apenas de mim, sem ter que "articular" com um time. Aí eu costumava ficar entre os melhores.

Estou falando disso porque neste feriado tive a oportunidade de jogar um pouco de basquete, mas não fui, apesar de ter a sincera vontade de jogar. Sabe porquê? Porque fiz as contas e me dei conta que fazia uns 8 anos que eu não jogava basquete (desde o primeiro ano da faculdade). Tive medo de não saber fazer mais nada, de ser desajeitado... Ainda mais que ia jogar com uns moleques que tinham metade do meu tamanho (e provavelmente não mais que metade da minha idade). Tive medo de "apanhar" no jogo. Apanhar no sentido figurado, lógico, porque esqueci de dizer que também sou faixa vermelha de caratê (isso desde uns doze anos de idade, he he he, nunca mais treinei).

Nenhum comentário: