quinta-feira, 1 de maio de 2003

Estou de plantão neste dia do trabalho... Ou seja, trabalhando, he he he.

Vim sem carro hoje. Que saco. Não sei se realmente vale a pena vir de ônibus+metrô para economizar dinheiro. É muito chato e cansativo. Levei 30 minutos a mais para chegar. Poderia ter dormido mais e aproveitado as ruas livres de São Paulo no feriado.

Hoje vai estrear o filme "X-Man 2", que eu PRECISO ir assistir. É muito o estilo de filme que eu gosto. E neste ano ainda vai ter o "Matrix reloaded" e o "Exterminador do futuro 3"... Que beleza! Ano perfeito para o cinema.

Como eu previa, ando fazendo pouca coisa aqui no PS. Os 2 R2 e os 2 R1 fazem todo o trabalho. Ok, ok, os internos também trabalham bastante. E fazem coisas interessantes.

Os internos são os alunos da Faculdade de Medicina que estão passando por estágios no quinto e sexto anos do curso de Medicina (em algumas Faculdades só no sexto ano). Aqui os internos da ortopedia são do sexto ano. Passam aqui no Pronto Socorro de ortopedia e aprendem a diagnosticar urgências ortopédicas e dar um primeiro atendimento. Aprendem noções de ortopedia. Tudo o que precisam para serem bons médicos gerais no futuro (não tão distante). Aqui na ortopedia os alunos não fazem muuuuito trabalho, pois é uma especialidade bastante diferenciada. Há pouca ortopedia no curso regular de medicina da nossa Faculdade. Mas nas outras clínicas (Clínica Médica, Cirurgia, Gineco, Pediatria), eles trabalham bastante, e chegam a ser essenciais!

Um bom internato é a base de um bom médico no futuro. É no internato que os alunos começam a aplicar na prática tudo o que aprenderam nos quatro primeiros anos de curso. É onde começam também a aprender coisas que não se aprende em salas de aula: relação médico-paciente, responsabilidade, trabalho em equipe...

Nenhum comentário: